Para otimizar os benefícios das árvores e evitar danos à infraestrutura elétrica, a Energisa enfatiza a importância das podas preventivas: em espaços públicos, a responsabilidade é do município, enquanto em áreas privadas, cabe aos condomínios ou proprietários contratar especialistas para esse serviço.
Até outubro deste ano, de acordo com a Energisa, quase cinco mil ocorrências relacionadas a árvores na rede foram registradas em Rondônia. Em condições climáticas adversas, como chuvas e fortes ventanias, galhos podem danificar os fios elétricos ou árvores podem cair sobre a rede, quebrando postes.
Embora a Energisa não seja responsável pela poda preventiva, a empresa concentra seus esforços na remoção de galhos em contato com a rede elétrica, investindo em treinamento, equipamentos e maquinários. Em casos de proximidade de galhos com a rede elétrica, a distribuidora deve ser imediatamente informada.