Domingo, 20 de Setembro de 2020
69 9 9285-1040
Internacional GUERRA

Trump diz que 'está tudo bem', após ataque a bases no Iraque

Chanceler iraniano diz que não busca guerra.

07/01/2020 23h05
Por: AlvoNotícias Fonte: G1
Trump diz que 'está tudo bem', após ataque a bases no Iraque

O presidente americano Donald Trump reagiu no Twitter na noite desta terça-feira (7) ao ataque iraniano a duas bases que abrigam tropas dos Estados Unidos no Iraque.

 

"Tudo bem! Mísseis lançados do Irã contra duas bases militares localizadas no Iraque. Avaliação das vítimas e mortes ocorrendo agora. Até o momento, tudo bem! Temos, de longe, as forças armadas mais poderosas e bem equipadas do mundo! Farei uma declaração amanhã de manhã."

 

Donald J. Trump ?@realDonaldTrump
 

All is well! Missiles launched from Iran at two military bases located in Iraq. Assessment of casualties & damages taking place now. So far, so good! We have the most powerful and well equipped military anywhere in the world, by far! I will be making a statement tomorrow morning.

71.2K people are talking about this

Um pouco antes, o ministro de Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif, escreveu, também no Twitter, que "o Irã adotou e concluiu medidas proporcionais em autodefesa". "Nós não buscamos a escalada [do conflito] ou a guerra, mas nos defenderemos de qualquer agressão", acrescentou.

Javad Zarif ?@JZarif
 

Iran took & concluded proportionate measures in self-defense under Article 51 of UN Charter targeting base from which cowardly armed attack against our citizens & senior officials were launched.

We do not seek escalation or war, but will defend ourselves against any aggression.

7,628 people are talking about this

As duas bases no Iraque abrigam forças americanas e iraquianas. Elas foram atingidas por mais de uma dúzia de mísseis iranianos na noite desta terça (7) - madrugada de quarta (8) no horário local, numa ação de vingança pela morte do general Qassem Soleimani num ataque de drone americano.

A base aérea de Ain Al-Asad, no oeste do país, é uma das que foram atingidas. A outra está em Erbil, na região curda do Iraque. A Guarda Revolucionária do Irã assumiu a responsabilidade pelos lançamentos dos mísseis a ambas as bases.

 

Resumo dos acontecimentos até agora:

 

 

  • mais de 12 mísseis foram lançados pelo Irã contra 2 bases no Iraque que abrigam forças americanas e iraquianas
  • o Pentágono confirmou o ataque, o Irã assumiu a responsabilidade e ameaçou realizar ataques dentro dos Estados Unidos se os americanos revidarem a ofensiva
  • a ação é vingança pelo assassinato do general iraniano Qassem Soleimani.
  • até o momento há o relato de vítimas iraquianas, mas não se sabe quantas, nem o estado de saúde delas
  • Trump não falou publicamente, mas reagiu no Twitter com um post que começa com "Está tudo bem"
  • O preço do petróleo subia no mercado futuro por volta de 22h (horário de Brasília)

 

Uma fonte de segurança do Iraque disse à CNN que 13 foguetes atingiram a base de Al-Asad, e que eles foram lançados de uma distância de cerca de 10km. Fontes curdas afirmaram que os mísseis atingiram duas partes separadas de Erbil: um caiu dentro do perímetro do aeroporto, mas não explodiu, e o outro caiu cerca de 33 km a oeste da cidade sem deixar vítimas.

Ainda segundo fontes de segurança do Iraque, há relatos de vítimas iraquianas, mas não há informações sobre quantas são ou se elas foram mortas ou feridas. Autoridades americanas informaram à imprensa que não há relatos de vítimas dos EUA.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.