CLASSIFICADOS
Escritório Confiança
Saúde
Horta de plantas medicinais é inaugurada em Urupá
A estrutura foi montada através da Secretaria de Saúde em parceria com a UNIJIPA.
06/02/2019 16h23
Por: AlvoNotícias
Fonte: alvonoticias/com informações de Luciano Viana D'orazio e EMBRAPA

A prefeitura de Urupá, município 397 quilômetros distante da capital Porto Velho, inaugurou no último sábado (02) um “horto medicinal” para atender a população com plantas fitoterápicas. A estrutura foi montada através da Secretaria de Saúde em parceria com a UNIJIPA.

O projeto incentiva o uso de plantas medicinais e visa a ampliação do conhecimento de acadêmicos e da população em geral, tanto no campo empírico, ou seja, baseado na experiência sem caráter técnico, como no campo científico da reprodução de práticas de uso de plantas com propriedades terapêuticas de forma diversificada.

A escolha das plantas medicinais, que são aquelas capazes de tratar doenças e o formato dos canteiros, tem relação com o relógio biológico, ou seja, com o ritmo do corpo, sendo que cada parte do “horto” simboliza uma parte do corpo humano.

“Para ser consumida como remédio, a planta tem de estar catalogada e possuir um registro botânico. Pois "pode ocorrer de uma planta ser muito parecida com uma outra, medicinal, mas não ser indicada para determinado tratamento, e, com isso, ocasionar problemas de saúde em vez de solucioná-los", explica a pesquisadora da EMBRAPA, Rita de Cássia Alves Pereira.

A entre as plantas medicinais cultivadas na horta do projeto, estão; alecrim, hortelã, manjericão, erva-cidreira, malvão e capim-santo. Qualquer pessoa pode adquirir mudas e plantas produzidas na horta que fica localizada ao lado do Lar do Idoso daquele município, sem custos.

horta urupá 1

horta urupá

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.