Quinta, 06 de Maio de 2021
69 9 9285-1040
Tecnologia Tecnologia

Jato supersônico voará de São Paulo até Paris em duas horas

Modelo AS3 da empresa norte-americana Aerion poderá atingir 6.200 km/h e a expectativa é de realizar a primeira viagem em 2026

15/04/2021 16h10
Por: AlvoNotícias Fonte: R7 - João Melo, Do R7*
AS3 vai atingir até 6.200 km/h - (Foto: Divulgação/Aerion)
AS3 vai atingir até 6.200 km/h - (Foto: Divulgação/Aerion)

Já pensou voar de São Paulo a Paris em apenas duas horas? É o que pode acontecer quando entrar o novo jato supersônico da Aerion, empresa de aviação norte-americana, entrar em operação.

Conhecido como Aerion AS3, o modelo anunciado nas últimas semanas será capaz de transportar até 50 passageiros e atingir a velocidade de 6.200 km/h.

A efeito de comparação, um Boeing com capacidade de transportar o mesmo número de pessoas pode chegar a até 933 km/h, velocidade quase 7 vezes inferior.

Leia mais: Meteoro explode no céu durante transmissão ao vivo de repórter

De acordo a Aerion, o AS3 vai poder voar de Los Angeles a Tóquio em apenas 3 horas. Pensando em viagens que têm como ponto de partida cidades brasileiras, o tempo de duração de um voo de São Paulo até Paris seria de duas horas.

“Nossa visão é construir um futuro onde a humanidade possa viajar entre quaisquer dois pontos do planeta em três horas. O vôo supersônico é o ponto de partida, mas isso é apenas o começo. Para realmente revolucionar a mobilidade global como a conhecemos hoje, devemos expandir os limites do que é possível ”, disse Tom Vice, presidente da Aerion, em comunicado da empresa.

A fabricante ainda está acertando os últimos detalhes do design e também dos novos conceitos que serão introduzidos no novo modelo, como a incorporação de tecnologias que reduzem o impacto ambiental de um voo supersônico.

Por conta dos ajustes que serão feitos até o final deste ano, a expectativa é de que o AS3 decole pela primeira vez em 2026.

Leia mais: Com ou sem curtidas? Instagram testa recurso para usuário decidir

A Aerion, inclusive, já conta com outro projeto de jato supersônico, chamado AS2. Ele vai poder transportar de 8 a 12 passageiros em uma viagem que pode atingir até 1.600 km/h.

Como este modelo vem sendo desenvolvido há mais tempo, a empresa espera realizar o primeiro voo com a aeronave em 2024, passando a comercializá-la em 2026.

*Estagiário do R7 sob supervisão de Pablo Marques

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.