Domingo, 18 de Abril de 2021
69 9 9285-1040
Coronavírus CORONAVÍRUS

Santa Catarina tem quase 400 pacientes à espera de UTI

Estado volta a registrar mais de 100 mortes em 24h.

09/03/2021 20h40
Por: AlvoNotícias Fonte: G1
Santa Catarina tem quase 400 pacientes à espera de UTI

Santa Catarina teve 109 novas mortes de pacientes com Covid-19 registradas no boletim desta terça-feira (9). Este é o maior número de óbitos em 24 horas desde o início da pandemia. No total, 8.170 pessoas morreram por complicações da doença no estado desde março de 2020.

Há 395 pacientes que aguardam transferência para leitos de UTI. Segundo levantamento feito pelo G1, 76 pacientes da Covid-19 que estavam na lista para serem transferidos para um leito de UTI ou enfermaria especializado morreram de fevereiro até esta terça-feira.

Mais de 712 mil foram diagnosticados com o novo coronavírus no estado, que segue como o quinto do Brasil com mais casos confirmados, atrás de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Bahia. Na sexta-feira (5) também foram mais de 100 mortes registradas em 24 horas pelo governo catarinense: 107.

A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS), levando em conta leitos gerais e os específicos para a Covid-19, está em 96%.

Separando apenas os leitos de UTI-Covid para adultos, a ocupação é de 99,76%, com duas vagas para todo o estado. Porém, na prática, a própria Secretaria de Estado da Saúde admite que os leitos que vagam já estão reservados a outros pacientes. Ou seja, já não estão disponíveis.

Taxa de ocupação de leitos de UTI, somando UTI geral e UTI Covid, por região catarinense — Foto: Reprodução/SES Leitos

Taxa de ocupação de leitos de UTI, somando UTI geral e UTI Covid, por região catarinense — Foto: Reprodução/SES Leitos

Dos 1.603 leitos de UTI SUS em Santa Catarina, 1.539 estão ocupados, sendo 885 por pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19. Na segunda, 884 pessoas estavam na UTI por causa da doença. No site do governo do estado, é possível verificar a ocupação desses leitos em cada hospital.

Suspensão do transporte de pacientes para o ES

 

A Secretaria de Estado da Saúde e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina informaram nesta terça que foi suspenso nos próximos dois dias, na quarta (10) e quinta (11), o transporte de pacientes para tratamento da Covid-19 no Espírito Santo.

Quinto paciente com Covid-19 de SC é transferido para o Espirito Santo para tratamento — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Quinto paciente com Covid-19 de SC é transferido para o Espirito Santo para tratamento — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Nesta terça, o superintende de Urgência e Emergência, Diogo Losso, disse que na sexta será reavaliada a possibilidade de envio de novos pacientes. Segundo ele, a decisão de suspensão foi acordado entre os dois estados.

"Em comum acordo, pois eles também estão com aumento de casos. Nestes próximos dois dias vamos entender como está a demanda deles, se vão conseguir ainda nos ceder as vagas. Depois disso vamos voltar a conversar e aí se for o caso, na sexta-feira (12) a gente retoma os transportes", disse Diogo Losso.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.