Sexta, 05 de Junho de 2020
69 9 9285-1040
Política Política

Banco de Leite Santa Ágata pede por doadoras para atender bebês internados no Hospital de Base em Rondônia

22/05/2020 18h30
Por: Alvonoticias
Banco de Leite Santa Ágata pede por doadoras para atender bebês internados no Hospital de Base em Rondônia
.

As mães que estão em casa vão doar vida aos recém-nascidos com a doação de leite materno

O leite materno é importante para todos os bebês, principalmente para os que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe. Dos dias 19 a 25 de maio é comemorada a Semana Estadual de Doação de Leite Humano, e o Banco de Leite Humano Santa Ágata (BLH), anexo ao Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, incentiva a doação de leite.

A Semana Estadual de Doação de Leite Humano passou a fazer parte do calendário oficial de eventos do Estado, conforme a lei nº 2.859/2012. O objetivo é divulgar e sensibilizar a sociedade rondoniense, sobre a importância e a necessidade da doação de leite humano aos bancos de leite.

Segundo a coordenadora do BLH, Edilene Macedo Cordeiro, em 2020, devido a pandemia, não será possível realizar nenhum evento que cause aglomeração, porém, a Rede Brasileira de BLH, está realizando reuniões diárias com os coordenadores e proporcionando vídeos no canal do Youtube, com apresentações pelos estados sobre a série histórica dos 10 anos de comemoração ao dia Mundial de Doação de Leite Humano, que é 19 de maio. "Não podemos esquecer que incentivar e apoiar o aleitamento materno e a doação de leite humano é responsabilidade de toda a sociedade".

Para as mães interessadas na doação de leite materno, basta fazer o cadastro de doadoras, por meio de uma avaliação para verificar se a mãe está apta, verificando se a doadora tem alguma doença que comprometa a doação de leite, se faz uso de medicação que contra indique a doação. "Uma vez aprovada, receberá um kit com frascos estéreis, além de touca e máscara para utilizar durante a coleta de leite. Receberá a orientação de como deverá realizar a coleta. A doadora não precisa ir ao Banco de Leite Humano Santa Ágata para entregar o leite, nós vamos até a sua casa buscar, garantindo toda segurança", explica a coordenadora.

Segundo informações do Banco de Leite Santa Ágata, o leite doado é destinado às crianças prematuras e de baixo peso que estão internadas na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) e Unidade Intermediária, e que estão no Método Canguru, alimentando uma média de 40 recém-nascidos por mês, que estão nos leitos do hospital. A média de doações é de 53 litros/mês. Esse volume não é suficiente para atender toda a UTI Neonatal e Unidade Intermediária, o que obriga a priorizar as crianças mais graves e de menor peso.

Leite materno tem tudo o que um bebê precisa até os seis meses de idade

O Banco de Leite conta com 30 mulheres cadastradas como doadoras, mas com a pandemia do coronavírus houve uma redução de cerca de 20% do volume de leite coletado, comprometendo a distribuição de leite humano para a UTI Neonatal.

QUEM PODE DOAR

Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Para doar, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação.

Os bancos de leite humano têm entre seus objetivos a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Eles desenvolvem trabalho para auxiliar as mães no período da amamentação, com profissionais qualificados na área da saúde. Para ser uma doadora basta fazer o cadastro no link de doadoras. 

BENEFÍCIOS

O leite materno tem tudo o que bebê precisa até os seis meses de idade, inclusive água. Os principais benefícios do leite materno são: protege a criança contra diarreias, infecções respiratórias e alergias; reduz em 13% a mortalidade em crianças menores de cinco anos; reduz o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.

 

Leia Mais:

 Doadoras de leite materno são homenageadas pelo Banco de Leite Santa Ágata

Fonte: Governo RO
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.