Escritório Confiança
DIREITO

Quando é possível solicitar a guarda unilateral?

Veja a seguir duas situações que podem ensejar a mudança na guarda.

06/08/2019 18h27
Por: AlvoNotícias
Fonte: VLV Advogados

Atualmente, a guarda compartilhada é regra no Brasil. Assim, naturalmente, tanto o pai quanto a mãe possuirão a guarda dos filhos. No entanto, existem situações nas quais um dos genitores pode solicitar a substituição da guarda compartilhada pela guarda unilateral, como maus tratos.

Veja a seguir duas situações que podem ensejar a mudança na guarda:

Dependência química ou alcoólica

Uma das situações nas quais é possível solicitar a alteração da guarda é quando o guardião possuir dependência química ou alcoólica, uma vez que o menor pode ser exposto a ambientes e situações impróprias à sua idade.

Alienação Parental

Se um dos pais tenta denegrir a imagem do outro genitor, criar empecilhos para a convivência ou tiver outras atitudes que configuram alienação parental, também é possível solicitar a revisão de guarda.

O que fazer?

Desse modo, quando ocorrem situações como estas, o pai pode entrar com uma ação de revisão de guarda, visando o melhor interesse da criança. No entanto, devem haver provas dessas situações.

A partir da entrada do processo, o juiz irá avaliar as provas apresentadas e procurar testemunhas que atestem os fatos alegados. Em casos de alienação parental, inclusive, pode haver a suspensão do poder familiar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.