Escritório Confiança
Potássio

DENÚNCIA: 'Lula fez acordo secreto com canadenses para explorar o potássio no rio Madeira', diz Bolsonaro

A informação foi publicada na coluna Opinião de Primeira, do jornalista Sérgio Pires, ao falar sobre a reunião da Suframa em Manaus, nesta quinta-feira, com a presença do presidente da República.

26/07/2019 14h34
Por: AlvoNotícias
Fonte: tudorondonia

O presidente Jair Bolsonaro aproveitou sua estada a Manaus, na reunião da Suframa nesta quinta-feira,25, para fazer denúncias graves, como a que trouxe a público mais uma “maracutaia” do ex-presidente Lula, que autorizou, via decreto secreto, que uma grande multinacional canadense, pudesse explorar, sem concorrência e de forma muito escondida, o potássio no rio Madeira, aqui mesmo na nossa Rondônia.

 

O contrato secreto assinado por Lula, quando presidente da República,  não tem mais validade, por decisão de Jair Bolsonaro. Não há mais detalhes sobre o assunto, mas ao que tudo indica, a exploração seria feita no rio Madeira através de um sistema também nada claro. Não se sabe ainda se havia alguma informação sobre o negócio escuso, de parte do Governo do Estado.

O Potássio, abundante por aqui,  é um elemento químico que possui extrema importância para o nosso organismo, principalmente na manutenção das células. Pertence ao grupo dos metais alcalinos.

E a sua distribuição eletrônica possui quatro camadas. É extremamente reativo com a água e tem alta tendência a oxidação quando exposto ao ar. É considerado um metal bastante maleável e leve.

Quando em contato com água se inflama espontaneamente liberando gás hidrogênio.  A presença do íon potássio no interior das células possibilita a transmissão de impulsos nervosos, a absorção de açúcares e a respiração.

 A ausência desse elemento em no nosso organismo pode desencadear problemas como: acne, prisão de ventre, cãibras, fraqueza muscular, entre outros. Uma alimentação que contenha a quantidade suficiente e necessária de potássio, pode inclusive reduzir os danos do excesso de sal ingerido.

O potássio é o sétimo elemento mais abundante na crosta terrestre. Possui diversas aplicações na indústria: na produção de cremes de barbear, na fabricação de pólvora (na forma de nitrato), do potássio granular está, hoje, perto de 890 reais a tonelada. Na Ásia o preço pode chegar a 900 reais a tonelada.  Não se sabe como nossa riqueza seria explorada e quem lucraria com ela. Num contrato secreto, a população é que não ganharia nada...

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Blogs e colunas
Últimas notícias
Mais lidas