Escritório Confiança
CAFÉ CLONAL

Alvorada do Oeste - "Dia de Campo Sobre o Café Clonal" promete ser o maior da região

Evento acontecerá na primeira sexta-feira de maio (03), na linha 11.

22/04/2019 23h40Atualizado há 3 meses
Por: AlvoNotícias
Fonte: alvonoticias

A EMATER de Alvorada do Oeste, Região Central de Rondônia, realizará o Dia de Campo sobre Café Clonal na primeira sexta-feira do mês de maio (03). Pelo menos quatro estações serão montadas em uma lavoura localizada na linha 11 e abordará diversos temas que incluem ainda a demonstração de colheita semi-mecanizada. O evento contará também com diversas exposições de tecnologias relacionadas ao cultivo no campo.

O gerente da EMATER local Geovani Tomiazzi Soares informou que o evento trará informações sobre manejo de correção, adubação, controle de pragas e doenças, Indicação Geográfica de Café Conilon, colheita e pós colheita de café com ênfase em secador com fogo direto e indireto, o histórico e os resultados obtidos na propriedade. Tomiazzi afirma ainda que é esperado público de aproximadamente quinhetas pessoas.

Os interessados em participarem do Dia de Campo do Café Clonal devem fazer a inscrição no dia do evento, que é aberto ao público com entrada gratuita. O evento será realizado com empresas parceiras, e produtores que têm interesse sobre a cultura.

De acordo com a EMATER-RO em Alvorada do Oeste, a produtividade de café que era em torno de 13 sacas por hectare, com o incentivo ao cultivo do café clonal, o índice produtivo foi elevado para mais de 70 sacas.

 

Rondônia pode ter safra recorde de café em 2019

 

A produção de café em Rondônia deve bater recorde e superar as 2,3 milhões de sacas em 2019. O manejo, inserção de novas cultivares clonais de alto potencial produtivo, novas áreas entrando em produção e até as chuvas favoreceram a potencialização dos índices agronômicos para o ano.

A produtividade de café vem crescendo em Rondônia enquanto a área plantada vem seguindo em sentido oposto, ou seja, houve redução de área plantada e crescimento na produtividade de grãos, segundo dados da EMPRAPA.

A redução de área plantada com maior expressão na produção de grãos de café se deu através da inserção de cultivares de “café clonal”, que nada mais é o plantio por estaquia e consiste no plantio de pequenas estacas de caule que em um meio úmido, se desenvolvem em novas plantas. Essas novas plantas carregam características genéticas que responde bem aos nutrientes disponíveis ou disponibilizados no solo resultando em cultivares mais produtivas.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas através do contato (69) 3412-2731 ou via e-mail [email protected].

Geovani, gentilmente nos enviou a seguinte nota convite aos internautas do alvonoticias.com.

Olá internautas do Alvo notícias! Na próxima sexta-feira acontecerá um grande dia campo sobre a cultura café clonal na linha 11, na propriedade dos “fiot”, onde estaremos demonstrando as tecnologias de sucesso para se obter resultados positivos no café clonal.

O evento será divido em 4 estações, com palestras técnicas conforme o convite. A propriedade de agricultores familiares que acreditaram na cultura e buscaram assistência técnica da EMATER desde a elaboração do crédito rural até implantação e condução da lavoura que hoje tem se uma expectativa de colher acima 100 sacas por hectares se tornando referência no município.

Alvorada hoje que possui 1.380 há de café dos quais 90 % clonal e uma expectativa de safra recorde de aproximadamente 50.000 sacas de café, crescendo a cada ano com o fortalecimento da cultura no município através do incentivo da EMATER e agentes financeiros.  referência na BR 429 na Região do Vale Guaporé, Alvorada Do Oeste vem se consolidando na produção de café com tecnologias de sustentabilidade através do programa de indicação geográfica e pelo processo de conscientização dos produtores rurais para atual cafeicultura de precisão voltada não somente em produzir, mas sim evoluir com sustentabilidade.

  • Alvorada do Oeste -
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Blogs e colunas
Últimas notícias
Mais lidas