CLASSIFICADOS
Escritório Confiança
Efeito mimético
URGENTE; Alvorada do Oeste - Adolescente é apreendido após ameaçar ataque em escola
Investigações iniciaram imediatamente logo após a informação ser disseminada.
09/04/2019 20h55
Por: AlvoNotícias
Fonte: alvonoticias
UNISP
UNISP

Um adolescente de 15 anos foi apreendido em Alvorada do Oeste, Região Central de Rondônia, nesta terça-feira (09), após ameaçar ataque na Escola Santa Ana, a maior da cidade. De acordo com a Polícia Civil, o fato ganhou grande repercussão e medo na cidade.

As investigações começaram logo quando o Serviço de Investigação e Captura – SEVIC tomou conhecimento de que um adolescente estaria planejando um ataque similar ao ocorrido em Suzano, em São Paulo em 13 de março deste ano. Depois do ataque, o aluno teria dito à várias pessoas que pretendia repetir o feito do ataque tendo como alvos alunos e professores de sua escola e que já teria inclusive um plano de fuga.

Temendo que o rapaz materializasse as ameaças, o Delegado Hazael Francisco expediu pedido de busca e apreensão para a Justiça, sendo atendida logo pela manhã e cumprida a ordem judicial, respectivamente. Foi decretada ainda a internação provisória do adolescente.

O pai de uma aluna chegou a relatar a um jornalista do AlvoNotícias que, sua filha já não queria mais ir à escola e que havia relatado que uma das professoras espalhou cadeira em volta do muro para uma possível fuga do acusado, caso concretizasse o ataque.

Ainda, segundo informações, várias publicações com ambivalência relativa a suicídio teriam sido feitas pelo jovem em uma rede social. “Ele estava ficando muito recantado e cada dia mais agressivo”. Contou uma aluna.

Ao ser ouvido pela polícia o estudante negou a intensão do ataque, mas disse pertencer a um grupo criminoso. Logo em seguida foi encaminhado para o Centro Socioeducativo em Ji-Paraná, onde aguardará decisão da justiça.

 

Mimetismo

Os meios de comunicação bem como usuários de redes sociais têm um papel fundamental na sociedade com um papel de proteção ao suicídio e ataques relativos.

Com a velocidade da informação, muitos conteúdos vêm sendo abordados com perspectiva sensacionalista, afetando pessoas com fragilidades ao suicídio.

O tema ainda é pouco abordado, mas algumas pessoas podem ser afetadas pelo fenómeno do “suicídio mimetismo”, ou “suicídio imitativo.

O AlvoNotícias já encabeçou campanhas em redes sociais conscientizando os jornais eletrônicos do estado de Rondônia sobre os efeitos das abordagens sensacionalistas relativas a suicídio e violência. O AlvoNotícias entende que o suicídio é um problema de saúde pública e deve ser tratado com ética e responsabilidade, em qualquer meio de comunicação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.