domingo, 21 de janeiro de 201821/1/2018
69 9 9285-1040
Parcialmente nublado
22º
22º
32º
Alvorada D'oeste - RO
Erro ao processar!
ESPECIAIS
Superlua ocorrerá na noite deste domingo; saiba o que é o fenômeno
Lua estará mais perto da Terra do que de costume.
AlvoNotícias Alvorada do Oeste - RO
Postada em 16/10/2016 ás 21h03
Superlua ocorrerá na noite deste domingo; saiba o que é o fenômeno

Casal observa a Superlua no Rio Misssouri, nos Estados Unidos (Foto: Charlie Riedel/AP)Casal observa superlua em 2014 nos Estados Unidos (Foto: Charlie Riedel/AP)



Na noite deste domingo (16) será possível observar no céu um fenômeno conhecido como “superlua”, que ocorre quando a lua cheia está mais próxima da Terra do que de costume.



A explicação está no fato de a órbita da Lua ser elíptica. Por isso, a distância até nosso satélite natural varia, e a menor distância até a Terra (chamada de perigeu) é bem diferente da maior distância (chamada de apogeu): o perigeu da Lua se dá por volta de 362.600 km da Terra e o apogeu, na média, por volta de 405.400 km.



Também chamada de “lua de perigeu”, a superlua pode ser 14% maior e 30% mais brilhante do que uma lua cheia de apogeu, segundo a Nasa (a agência espacial americana).



A superlua poderá ser vista de todo o Brasil e deve ficar com uma aparência maior logo após nascer.



Superluas neste ano

Esta será a primeira das três superluas previstas para 2016. O fenômeno volta a se repetir em 14 de novembro e em 14 de dezembro.



A previsão é que a do dia 14 de novembro seja a maior de todas, já que ela deve ser a lua cheia mais próxima da Terra não só neste ano mas também do século 21 até agora. O cálculo dos especialistas é que ela só voltará a ficar tão perto da Terra no dia 25 de novembro de 2034.


FONTE: Do G1, em São Paulo
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium