Sábado, 23 de junho de 2018
69 9 9285-1040
Brasil

07/04/2018 ás 21h48

AlvoNotícias

Alvorada do Oeste / RO

Lula chega a Curitiba para cumprir pena por corrupção e lavagem de dinheiro
Ex-presidente foi condenado em segunda instância no caso do triplex
Lula chega a Curitiba para cumprir pena por corrupção e lavagem de dinheiro


Lula foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex





O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou na noite deste sábado (7) a Curitiba, onde começará a cumprir a pena de 12 anos e 1 mês de prisão pela condenação no caso do triplex em Guarujá (SP).




Lula foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele é o primeiro ex-presidente do Brasil condenado por crime comum.




O ex-presidente pousou no aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, às 22h01. Ele saiu do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, em um avião da Polícia Federal, e será levado para a Superintendência da PF na capital paranaense, onde ficará detido.




Desde quinta-feira (5), quando o juiz Sérgio Moro expediu o mandado de prisão, o ex-presidente ficou na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP).




Lula se entregou à Polícia Federal quase 26 horas após o prazo dado pelo juiz para que ele se apresentasse voluntariamente. O ex-presidente saiu a pé da sede do sindicato às 18h42 e caminhou até um prédio próximo, onde equipes da Polícia Federal o aguardavam.




A saída teve de ser feita dessa maneira porque, às 17h, Lula tentou sair de carro, mas foi impedido pela militância.




O ex-presidente anunciou que se entregaria neste sábado em um discurso feito em frente à sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo Campo.




A fala durou 55 minutos e ocorreu durante ato religioso em homenagem a ex-primeira-dama Marisa Letícia, que completaria 68 anos neste sábado. Lula afirmou que não iria “correr” e “nem se esconder”.




O ex-presidente também criticou as decisões do judiciário e disse que vai provar sua inocência.





Mandado de prisão





Por ordem de Moro, Lula ficará em uma sala especial de 15 metros quadrados, no 4º andar do prédio, com cama, mesa e um banheiro de uso pessoal.




espaço reservado é um direito previsto em lei.




Lula estará isolado dos demais presos e terá direito a banhos de sol diários de 2 horas. A alimentação e o dia de visitas serão como os dos outros.




O ex-presidente é acusado de receber o triplex no litoral de SP como propina dissimulada da construtora OAS para favorecer a empresa em contratos com a Petrobras. O ex-presidente nega as acusações e afirma ser inocente.







A defesa tentou evitar a prisão de Lula com um habeas corpus preventivo no Supremo Tribunal Federal (STF), mas o pedido foi negado pelos ministros, por 6 votos a 5.




A defesa queria que a pena só fosse cumprida após o trânsito em julgado do processo - ou seja, após encerradas todas as possibilidades de recurso nos tribunais superiores, o que foi rejeitado.




Em nota, o advogado Cristiano Zanin Martins, um dos defensores de Lula, afirma que "o mandado de prisão contraria decisão proferida pelo próprio TRF-4 no dia 24/01, que condicionou a providência - incompatível com a garantia da presunção da inocência - ao exaurimento dos recursos possíveis de serem apresentados para aquele Tribunal, o que ainda não ocorreu".







 

Sala especial em que o ex-presidente Lula ficará preso, na sede da PF em Curitiba (Foto: Infográfico: Rodrigo Cunha/G1)Sala especial em que o ex-presidente Lula ficará preso, na sede da PF em Curitiba (Foto: Infográfico: Rodrigo Cunha/G1)



Sala especial em que o ex-presidente Lula ficará preso, na sede da PF em Curitiba (Foto: Infográfico: Rodrigo Cunha/G1)




FONTE: g1

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium