Segunda, 18 de dezembro de 201718/12/2017
69 9 9285-1040
Chuva
21º
24º
27º
Alvorada D'oeste - RO
Erro ao processar!
BRASIL
Papiro com 'ensinamentos secretos' de Jesus a seu 'irmão' é encontrado
Fragmentos de um documento grego de 1.600 anos foram descobertos por estudiosos bíblicos de Oxford, no Reino Unido.
AlvoNotícias Alvorada do Oeste - RO
Postada em 05/12/2017 ás 01h20
Papiro com 'ensinamentos secretos' de Jesus a seu 'irmão' é encontrado

Os textos trazem ensinamentos, conhecimentos sobre o reino dos céus e profecias, todas escritas por Jesus a Tiago. Eles fazem parte do livro “Primeiro Apocalipse de Tiago”, dos evangelhos gnósticos (apócrifos) que não são reconhecidos pelo cristianismo ortodoxo. De acordo com informações do Daily Mail, o gnosticismo foi uma forma precoce e misteriosa do cristianismo, que eventualmente foi renegada pelos cristãos ortodoxos, sendo considerados por muitos como “heresia”.


documento-encontrado


No texto do “Primeiro Apocalipse de Tiago“, Jesus se refere a Tiago como irmão, embora “não materialmente“. Sua história foi considerada “proibida” porque ela adicionaria ou modificaria partes do Novo Testamento.


 


Os escritos foram encontrados em uma biblioteca enterrada em Nag Hammadi, no Egito, e compõem uma série de 52 manuscritos religiosos, feitos entre os séculos 2 e 6 d.C., e distribuídos entre 13 códices feitos em papel velino. Atualmente, eles são mantidos na Universidade de Oxford.


documento-encontrado_1


Esta nova descoberta é significativa em partes porque demonstra que os cristãos ainda estavam lendo e estudando escritos extra-canônicos muito tempo depois de os líderes cristãos os considerarem heréticos”, disse Geoffrey Smith, professor assistente de estudos religiosos na Universidade do Texas, em Austin (EUA), e um dos cientistas que fizeram a descoberta.


 


Assim como a maioria dos registros gnósticos, muitos dos manuscritos de Nag Hammadi estão escritos em uma linguagem tradicional egípcia, conhecida como cóptico. No início do ano, os pesquisadores descobriram que um dos textos da biblioteca se destacava por ser uma cópia de uma peça escrita em grego. Eles encontraram vários fragmentos gregos relacionados ao quinto ou sexto século da história gnóstica descrita no Primeiro Apocalipse de Tiago, que anteriormente só era conhecido por suas traduções em cóptico.


documento-encontrado_2


Dizer que ficamos entusiasmados quando percebemos o que tínhamos encontrado é pouco“, disse o coautor do estudo, Dr. Geoffrey Smith. “Não suspeitávamos que os fragmentos gregos do Primeiro Apocalipse de Tiago tinham resistido desde a antiguidade. Mas lá estavam eles, bem na nossa frente. O texto complementa o relato bíblico da vida e do ministério de Jesus, permitindo-nos acesso a conversas que, supostamente, ocorreram entre Jesus e seu irmão, Tiago – ensinamentos secretos que permitiram que Tiago fosse um bom professor após a morte de Jesus”, disse Smith.


 


O texto é considerado herético, pois teria ultrapassado os limites canônicos estabelecidos por Atanásio, bispo de Alexandria durante o século III d.C. Em sua “carta Pascoal de 367”, Atanásio definiu o Novo Testamento em 27 livros: “Ninguém pode adicionar nada a eles, e nada pode ser tirado deles”.


documento-encontrado_3


No entanto, os pesquisadores acreditam que os textos provavelmente foram utilizados como ferramenta pedagógica para ajudar jovens egípcios a aprender grego. Segundo eles, a caligrafia uniforme do texto, bem como suas palavras separadas em sílabas, sugerem que foi escrito por um acadêmico.


 


O escriba dividiu a maior parte do texto em sílabas usando traços“, afirmou o professor e coautor do estudo, Brent Landau. “Tais divisões são muito incomuns em manuscritos antigos, mas eles aparecem frequentemente em manuscritos usados ​​em contextos educacionais“, finalizou.

FONTE: Daily Mail
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium